terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO

Hoje, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Numa época em que se discute as cotas raciais nas faculdades, muitas vezes nos esquecemos as razões históricas que levam a estes fatos. Uma delas diz respeito à luta pela igualdade, independente da raça, cor, sexo ou qualquer outra natureza. Por isso, este dia deve ser lembrado como um dia de reflexão.

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Zumbi dos Palmares.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na cidade de União dos Palmares, em Alagoas.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



Introdução

Hoje, 15 de novembro, o Brasil comemora mais um feriado. Porém, qual o significado da proclamação da República? Trata-se de uma nova fase da história de nosso país, substituindo a forma de governo monárquico por uma república.

Representação da Proclamação da República no Brasil - 15 de novembro de 1889 - quadro de Benedito Calixto.
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:


  • Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
  • A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;


Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

Dom Pedro II, 1872. Obra de Pedro Américo de Figueiredo e Melo.
 A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Marechal Deodoro da Fonseca.
 Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROFESSORA JOSEANE NA FOLHA DE PERNAMBUCO

A professora Joseane Rocha, educadora de apoio da Escola Lima Júnor, é destaque em matéria publicada na Folha de Pernambuco do dia 05/11, pelo seu trabalho selecionado no Funcultura, cujo conteúdo já foi comentado em outro post no nosso blog.

Foto: Folha de Pernambuco

Confira a matéria veiculada na Folha de Pernambuco.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO

A Escola Lima Júnior parabeniza os professores e funcionários que completam mais um aniversário neste mês de novembro.

Sílvio
01/11
Cidhanry
08/11
Patrícia Régia
08/11
Célia
12/11
Ângela P.
19/11
Rubevaldo
27/11
Ana Lúcia
29/11