terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ENTÃO É NATAL!!!


O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Lutero e família na famosa gravura de Carl August Schwerdgeburth.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
Presépio de Natal.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

Desta feita, a Escola José de Lima Júnior deseja a toda sua equipe, alunos, pais e toda comunidade um Feliz Natal!!!

domingo, 9 de dezembro de 2012

PARABÉNS, SOCORRO

A Escola José de Lima Júnior parabeniza a nossa diretora adjunta, Profª Socorro, pelos 613 votos obtidos no processo consultivo desta última sexta-feira (07/12). Aproveitamos também para parabenizarmos a atual gestora, a profª Carmem Lucia, por todos esses anos dedicados a gestão desta escola.


ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO


A Escola Lima Júnior parabeniza os professores e funcionários que completam mais um aniversário neste mês de dezembro.

Lourdes
01/12
Douglas
01/12
Clécia
03/12
Joseli Maria
17/12
Jhonata
17/12
Alexandre
23/12
Joseane
31/12




terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO

Hoje, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Numa época em que se discute as cotas raciais nas faculdades, muitas vezes nos esquecemos as razões históricas que levam a estes fatos. Uma delas diz respeito à luta pela igualdade, independente da raça, cor, sexo ou qualquer outra natureza. Por isso, este dia deve ser lembrado como um dia de reflexão.

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Zumbi dos Palmares.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na cidade de União dos Palmares, em Alagoas.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



Introdução

Hoje, 15 de novembro, o Brasil comemora mais um feriado. Porém, qual o significado da proclamação da República? Trata-se de uma nova fase da história de nosso país, substituindo a forma de governo monárquico por uma república.

Representação da Proclamação da República no Brasil - 15 de novembro de 1889 - quadro de Benedito Calixto.
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:


  • Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
  • A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;


Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

Dom Pedro II, 1872. Obra de Pedro Américo de Figueiredo e Melo.
 A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Marechal Deodoro da Fonseca.
 Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROFESSORA JOSEANE NA FOLHA DE PERNAMBUCO

A professora Joseane Rocha, educadora de apoio da Escola Lima Júnor, é destaque em matéria publicada na Folha de Pernambuco do dia 05/11, pelo seu trabalho selecionado no Funcultura, cujo conteúdo já foi comentado em outro post no nosso blog.

Foto: Folha de Pernambuco

Confira a matéria veiculada na Folha de Pernambuco.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO

A Escola Lima Júnior parabeniza os professores e funcionários que completam mais um aniversário neste mês de novembro.

Sílvio
01/11
Cidhanry
08/11
Patrícia Régia
08/11
Célia
12/11
Ângela P.
19/11
Rubevaldo
27/11
Ana Lúcia
29/11



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

A educadora de apoio Fabiana Mendonça disponibilizou para o nosso blog as imagens do Dia Internacional da Animação, realizado nests último domingo (28), em nossa escola.














domingo, 28 de outubro de 2012

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO (28/10)

Por Stéffane Silva e Maria Larissa*
 
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
 
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
 
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
 
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
 
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
 
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
* Stéffane Silva e Maria Larissa são aunas do 1º Ano A da Escola José de Lima Júnior, colaboradoras do blog.
 
 


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ESCOLA LIMA JÚNIOR SEDIARÁ O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Fonte: carpinaanimada.blogspot.com.br


O Próximo dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação, quando acontece uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.Mais de 400 cidades brasileiras irão comemorar simultâneamente esta data. E Carpina não estará de fora.
O evento vai das 13:00h até às 21:00h na Escola Estadual José de Lima Júnior. Contaremos com exposições, oficinas de qualificação e mostras de animações nacionais, internacionais, infantis, e sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva e visual. O evento será gratuito e teremos arrecadação de alimentos que serão doados a uma instituição de caridade da cidade.

 
PROGRAMAÇÃO

Confira a programação do evento:


  • 13h00min – Abertura e Exposição de Desenho e Elementos da Animação
  • 13h30min – Oficinas (Desenho HQ, Animação tradicional, Animação Stop Motion e Origami)
  • 13h30min - Mostra Clipes Animados
  • 14h30min - Mostra Nacional 2011
  • 15h30min – Palestra (Animação de personagens para games) 
  • 16h00min – Mostras paralelas (deficientes visuais, auditivos, mostra infantil e mostra internacional 2011)
  • 17h30min – Apresentações Culturais: B boys, Dj’s e muitos mais
  • 19h30min – Mostra Nacional e Internacional Dia Internacional da Animação 2012
  • 21h30min – Sorteios de Brindes e Enceramento


OFICINAS

Alé da exibição de  curtas e clipes, o evento contará com oficinas: Desenho HQ, Animação tradicional, Animação Stop Motion e Origami. Para inscrição nas oficinas, basta fazer a inscrição no blog oficial do evento, clicando aqui. Lembrando que as vagas são limitadas - 16 para cada oficina - e dão direito a certificado. Confira a lista das oficinas.



Oficina
Resumo
Hora
Vagas
Oficina Animação Tradicional - com LAVD Animações
Animação tradicional, por vezes também chamado animação por célula ou animação desenhada à mão, é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão.
13:30
16
Oficina de Desenho HQ - com Lions Comics Estúdio
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e forma. 
13:30
16
Oficina de Animação Stop Motion - com Bubbe Games
Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.
13:30
16
Oficina de Origami - com LAVD
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
13:30
16


SORTEIO DE PRÊMIOS



Quem prestigiar o evento estará concorrendo a prêmios. Basta levar no dia 1 kg de alimento não perecível que será trocado por um cupom. Os alimentos recolhidos serão doados para uma instituição de caridade não governamental de Carpina-PE.
Contamos com a presença de todos. Confira o perfil oficial do evento clicando aqui. Ah! E ainda tem um vídeo promocional.